Dicas Técnicas

Materiais difíceis

Alguns materiais são mais difíceis de bordar, por isso estamos colocando algumas dicas que podem ser úteis.

Como bordar em Helanca?

Um cliente teve dificuldade com este material que por ser "elástico" apresenta dificuldade, principalmente quando se trata de tatamis com contorno.

Buscamos informação com bordadores e nos foi sugerido fazer testes com diversas entretelas, e por fim com uma entretela colante.

Rachel que trabalhou como puncher, na Pax, lembrou de um caso parecido onde foi usada uma entretela por baixo (como sempre) e uma entretela por cima (como "topping"). Foi a solução e o bordador pode atender seu pedido de 2000 peças.

Um outro cuidado deve ser feito na programação do bordado, como por exemplo, quando possível fazer um contorno logo após o preenhimento de uma área. Se fizer todo o bordado para depois o contornar, o risco de deslocamento é sempre maior.

Experimente esta solução quando for trabalhar com bordados "detalhados" sobre tecidos elásticos.

Outra opção para tecidos elásticos em geral é uma entretela colante. Aplique a entretela com ferro de passar ou prensa térmica, e experimente. Ser um bom bordador supõe muitas experiências e testes, aprendendo um pouco todo dia.

Como bordar em Neoprene?

Esta dica foi encontrada nas listas de mensagens na Internet. Como o couro, o neoprene não suporta altas densidades. Reduza a densidade em torno de 20%.

Também se sugere o uso de "toppings" do tipo solúvel. São "sobretelas" solúveis em água. Na falta deste, experimente uma entretela fina como sugerido no exemplo da Helanca.

Como bordar Atoalhados?

Em bordados sobre tecidos atoalhados, usar sempre uma "sobretela" de plástico fino, ou uma entretela solúvel em água.

Como melhorar a definição das letras pequenas bordadas sobre áreas matizadas (tatami)?

Usar o mesmo sistema da "sobretela" de plástico fino. Coloque o plástico depois de bordar o tatami e antes de bordar as letras.