Dicas Técnicas

Bordado com Aplicação

Nesta página procuramos colocar a sequência típica de aplicação simples, um pequeno barco. Como toda receita começa pelos "ingredientes":

  • Um arquivo de bordado que tenha sido programado para aplicação. Muitos bordados podem ser adaptados para aplicação, bastando solicitar ao seu programador.
  • Tecido previamente recortado. O recorte pode ter sido feito a mão (principalmente figuras geométricas simples), com faca de corte e prensa, ou a laser.

Visite o Blog de Novidades da Pax e veja um vídeo que também trata do tema.

video_youtube

Sequência de Operações

1) Barco é desenhado na peça. Em seguida a máquina para, pois foi programada para repetir agulha.

No caso do corte a laser, este mesmo arquivo que faz o pesponto é usado para cortar o tecido. Isto garante um encaixe perfeito e permite que o zig-zag que vai cobrir as bordas do tecido seja mais estreito e delicado.


 

2) Tecido já recortado é colado sobre a marcação. Geralmente tecidos entretelados que são mais estáveis e fáceis de colar.

3) Bordadeira fixa o tecido com um ponto "pé-de-galinha", ou um zig-zag bem ralo, ao longo de toda a borda do tecido, como indicam a flechas na figura. Para conseguir um registro tão perfeito entre tecido recortado e marcação, normalmente se utiliza o corte laser.

 

4) Bordadeira faz o acabamento cobrindo as bordas do tecido aplicado, e concluindo o desenho.

 

Os bordados com aplicação podem ser divididos em 4 gerações, expostas na tabela abaixo:

Aplicações de Quarta Geração

Geração
Descrição
Técnica de recorte do tecido a ser aplicado
1
Máquina borda sobre um retângulo de tecido, que depois é aparado.
Tesoura
2
Tecido é recortado com tesoura ou "faca", já na forma em que será aplicado.
Tesoura
3
Tecido homogêneo é recortado com laser, ou ploter de faca. Como no exemplo mostrado acima.
Máquina de corte laser
4
Etiqueta ou estampa é recortada a laser, já com todas as cores impressas, permitindo fazer uma única aplicação, mesmo que uma arte exija várias cores.
Máquina de corte a laser com visão artificial

A vantagem da quarta sobre a terceira geração é a redução nas paradas da bordadeira.

Por exemplo:

Geração 3 - Para bordar a bandeira do brasil eu precisaria de no mínimo 3 recortes: Verde, Amarelo e Azul, provocando 3 paradas para colar o tecido.


Geração 4 - Um único recorte já contém as cores Verde, Amarela, Azul e Branco, bastando uma única parada da bordadeira para que seja colado.